Garanta o seu

Agosto chega com novidades no Clube de Livros Diálogos Embalados, trazendo as palavras Curar, Curador e Curadoria.


O verbo "curar", que vem do Latim CURA, “ato de cuidar”, está intrinsecamente ligado à ação de pensar. Pensar, nesse sentido, se apresenta como um ato de cuidado, o cuidado em valorizar o que realmente importa.


Em italiano, a palavra cura tem, como primeira definição, também o cuidado; é atenção, pensamento, preocupação com algo ou alguém. Outra definição de cura é diligência, zelo e precisão.


O Curador se revela como um agente que compartilha com generosidade e responsabilidade, tendo como missão colocar o conhecimento à disposição da comunidade, baseando-se na importância da partilha.


Curadoria, para nós, não é uma mera ação técnica, mas um ato de cidadania. Ela se traduz em um compromisso comum de enriquecer o coletivo, de valorizar os indivíduos por meio do acesso à informação e do compartilhamento de saberes.


Neste mês, Paulo Fochi é o curador convidado do livro que faz parte do kit de agosto do Clube de Livros Diálogos Embalados: Pensar com Imagens - Compreendendo a Infância por Meio dos Desenhos das Crianças, de Franco Staccioli, da editora Pedro e João.


Paulo Fochi é uma das principais referências em educação infantil na atualidade. Sua escolha como curador não é apenas simbólica, mas essencial, dado seu profundo compromisso com a infância e sua defesa incansável dos direitos das crianças.


Como autor e pesquisador, Paulo Fochi possui uma vasta experiência acadêmica, incluindo um doutorado pela USP e passagens pela Universidade de Barcelona e de Navarra. Ele acredita que uma sociedade melhor deve ser pensada desde a infância e destaca a importância de proteger a imaginação para evitar o colapso social.


Além disso, Paulo é coordenador e professor do curso de pedagogia da Unisinos e fundador do Observatório da Cultura Infantil (OBECI). Sua contribuição para a obra Pensar com Imagens - Compreendendo a Infância por Meio dos Desenhos das Crianças é de inestimável valor, pois ele não apenas escreveu o prefácio, mas também foi o elo entre a Diálogos e a Vincular, Consultoria em educação e saúde na Infância, responsável pela tradução da obra.


Estamos certos de que educar é curar e, sendo assim, é cuidar do saber.

Curadoria Embalado de Agosto

Neste mês de agosto, os associados do Clube de Livros Diálogos Embalados receberão em seu kit o livro Pensar com Imagens - Compreendendo a Infância por Meio dos Desenhos das Crianças, de Gianfranco Staccioli, publicado pela editora Pedro e João.


O livro conta com a curadoria e o prefácio escritos por Paulo Fochi. Sua escolha como curador é essencial, dado seu profundo compromisso com a infância e sua defesa incansável dos direitos das crianças. O educador é uma das principais referências em educação infantil na atualidade, e sua perspectiva enriquece a obra com apontamentos valiosos para a leitura de nossos associados.


No prefácio, Fochi destaca que a leitura deste livro nos permite explorar diversos conceitos e imagens relevantes ao campo pedagógico. Sua curadoria sobre Pensar com Imagens nos convida a conhecer e refletir sobre muitos aspectos, lugares e vias de pensamento, tratando o desenho e o pensamento das crianças como algo complexo, diverso, plural e rico. Ele mostra que a aventura gráfica que as crianças vivem ao desenhar é uma experiência expressiva e existencial sofisticada, que pode ser melhor compreendida quando entendemos que desenhar não precisa ser uma tarefa banal nos contextos escolares.



Paulo Fochi também compartilha como o conhecimento apresentado por Gianfranco Staccioli influenciou sua forma de investigação gráfica com as crianças. Portanto, o estudo e leitura desta obra podem proporcionar um novo olhar sobre como se relacionar com o desenho das crianças e transformar seu entendimento sobre o assunto.

Garanta em nossa livraria